sexta-feira, 25 de junho de 2010

Episódios da COPA

Em pleno dia de jogo do Brasil (com Portugal), ainda pela primeira fase da Copa 2010... Valem alguns comentários sobre os jogos, a imprensa e tudo mais... Essa semana a grande polêmica foi o xingamento do técnico da seleção a um repórter da Globo. Cada um tem o direiro de manifestar sua posição - contrária ou não - mas o fato é que um profissional de comunicação foi desrespeitado e uma espécie de corporativismo se fez (já que poucos dos nossos colegas realmente se posicionaram diante desse absurdo). Outra observação surgiu após a transmissão do jogo Brasil X Coréia, os jogadores passavam pelo corredor destinado a imprensa mundial e ao serem abordados por um conhecido apresentador da Rádio Jornal (aqui do Recife) nenhum jogador pareceu dar muita atenção e sequer parou diante do microfone. Outro absurdo, afinal, somos todos da imprensa e deveriamos receber a mesma atenção! E para encerrar os episódios futebolísticos de hoje... Um momento conturbado durante a coletiva do Brasil,no último dia 22junho. O jornalista André Kfouri (filho do conhecido comentarista da CBN,Juca Kfouri) trocou farpas com o jogador Kaká. Tudo isso por conta de uma pergunta sobre a lesão do jogador que, segundo o jornalista, poderia acabar com a sua carreira prematuramente. Mas a conversa descambou para a questão religiosa dojogador que afirmou ser uma questão pessoal do jornalista contra ele e não mais tratar de futebol. E então entra em jogo o questionamento sobre o papel dos comunicadores, afinal, a função da mídia na copa do mundo é noticiar tudo que se passa no dia-a-dia das equipes, os resultados, entre outros assuntos que movem essa grande competição. Mas, apartir do momento que um jornalista foge disso para noticiar fatos pessoais de jogadores ou treinadores deixa de ser notícia de verdade e de interesse do público... Então, vamos pensar nisso ?

Por: Afonso Amorim, Silvana Marpoara e Augusto Oliveira

2 comentários:

  1. A emissora diz que está apenas querendo levar informação aos telespectadores mas compra exclusividade, vetando o acesso de outras emissoras ou desrespeitando os colegas de profissão e o trabalho dos outros (seja técnico, jogador, camareiro, motorista..).
    Pensando nos telespectadores? Preocupada em levar informação?

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente débora... e temos que questionar sempre esse sistema de acesso e democratização da informação... cabe a vcs, dessa nova geração, lutar ainda mais para que isso tudo seja diferente um dia !

    ResponderExcluir